Como se defender de uma ação de usucapião?

Se você recebeu uma ação de usucapião e deseja se defender, existem algumas medidas que podem ser tomadas para proteger seus direitos. Algumas das possíveis defesas são:

Impugnação da posse: uma das formas de se defender de uma ação de usucapião é impugnar a posse do autor. Se o autor não possuir a posse contínua e pacífica do bem, não será possível a aquisição da propriedade por meio da usucapião.

Comprovação da propriedade: se você é o proprietário do bem, pode comprovar a propriedade por meio de documentos, tais como escrituras, registros ou contratos de compra e venda. Se ficar comprovado que você é o proprietário do bem, a ação de usucapião não pode ser concedida ao autor.

Comprovação da má-fé do autor: se ficar comprovado que o autor da ação de usucapião agiu de má-fé, a ação pode ser rejeitada. A má-fé pode ser demonstrada, por exemplo, se o autor da ação de usucapião sabia que você era o proprietário do bem e mesmo assim iniciou a ação.

Demonstração de vícios na posse: se você alega que o autor da ação de usucapião possui vícios na posse, como por exemplo, falta de animus domini (intenção de ser proprietário), pode apresentar provas que sustentem suas alegações.

Ação de reintegração de posse: se você é o proprietário do bem e está sendo privado indevidamente do seu direito de posse, pode propor uma ação de reintegração de posse para reaver o bem.

MANDE UMA MENSAGEM